- Área: 297 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Roland Halbe
-
Fabricantes: Arauco, Atika, Kohler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido geral é um pavilhão retangular em balanço sobre um declive, como se fosse um apartamento ligeiramente apoiado no morro. A quinta fachada que normalmente desenvolvemos no telhado é projetada aqui na plataforma de base da casa: uma laje de concreto armado com nervuras que emerge de uma base que contém parte do programa.
Reforçando a horizontalidade da proposta, uma série de pilares metálicos muito finos sustentam esta grande bandeja, que se projeta sobre a paisagem com caixilhos nas bordas, reforçando esta condição de estarem em balanço sobre o declive. O acesso à casa acontece por baixo dela, passando por um frondoso jardim que integra a estrutura com o terreno, e mediante uma extensa rampa que sobe ao pavilhão superior, dramatizando a relação de separação entre a casa e a terra.
No interior, foi proposta uma distribuição que privilegia os espaços comuns sobre os dormitórios. Por isso, um ambiente único contém churrasqueira, cozinha, copa, estar, terraço e piscina com vista para o mar, deixando os dormitórios atrás, com vistas reduzidas para as colinas. Para reforçar esta ideia do recinto único, foi utilizada uma longa cobertura. Os materiais utilizados são estrutura de concreto armado, ferro e madeira. Para os acabamentos placas de compensado de pinus foram utilizadas.